Diario de Pernambuco

Confira os detalhes do Enem. Inscrições vão até 15 de junho
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
28/05/2012 | 20h54 | Vestibular



Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

Começaram na manhã desta segunda-feira (28), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo termina em 15 de junho e os interessados devem preencher o cadastro exclusivamente pela internet através do site do Enem 2012. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No último ano, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Em Pernambuco, as mudanças foram vistas com bons olhos entre os alunos. O preenchimento do formulário está sendo feito em até sete minutos. Segundo os colégios, o ganho de tempo possibilita que os alunos se concentrem no que realmente importa, os estudos para a prova.

A taxa de inscrição no Enem permanece ao custo de R$ 35. Os alunos que estiverem cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas têm isenção no pagamento - que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.

A prova será feita durante o final de semana de novembro. No primeiro dia, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.





HTML

Imagens do Dia
Veja a galeria do dia
Roosewelt Pinheiro/ABr/D.A Press
Roosewelt Pinheiro/ABr/D.A Press
28|05|2012 - Supremo nega indenização a Cachoeira por declarações à imprensa

Leia a matéria


Mais notícias