Terça-feira
06 de Julho de 1999

Sinusite

As inversões bruscas de temperatura e da umidade relativa do ar aumentam em pelo menos 50% a procura de hospitais por pessoas com a doença

Frio e gripe, combinação perfeita e, infelizmente, inevitável em dias de inverno. Para os que recebem a estação com o sistema de defesa do organismo debilitado, a gripe deixa por dias e dias o doente de cama, com febre, dor no corpo e inflamação na garganta. No entanto, entre os que sofrem de sinusite, os sintomas da gripe tornam-se fichinha perto da crise aguda e aparentemente interminável de dor na testa ou nas maçãs do rosto ou embaixo dos olhos. Ou em todos esses pontos ao mesmo tempo.

Obstrução nasal, secreção permanente, tosse crônica, perda de olfato, dores e, em alguns casos, febre. Se você estiver com esses sintomas é melhor procurar um médico. O incômodo pode estar sendo causado por uma sinusite. Classicamente descrita como infecção ou inflamação dos seios da face, o mal é comum durante os períodos mais frios do ano e pode aparecer depois de uma gripe forte. "Se uma pessoa passar mais de três dias com uma gripe, sem apresentar melhora, é bom procurar um médico", aconselha a otorrinolaringologistaRenata Maria do Rego Barros Rocha.

Segundo a médica, a sinusite adquirida por infecção é curável. O tratamento é feito à base de antibióticos, descongestionantes e anti-inflamatórios. A sinusite alérgica, por sua vez, não tem cura. De acordo com a especialista, a meningite e o abscesso cerebral são algumas das conseqüências mais graves da sinusite.

Inflamações agudas não tratadas podem evoluir para casos mais graves e, aí sim, preocuparem bastante. Sem tratamento correto, a sinusite tem o risco de levar a casos graves que ameaçam a visão e podem causar problemas neurológicos.

O desvio de septo nasal pode ser uma das causas da sinusite crônica. O problema anatômico entope um dos lados das fossas nasais e dificulta a ventilação e a drenagem da mucosa. O único tratamento eficaz nesses casos é a cirurgia. O aumento das conchas nasais também pode entupir a drenagem dos seios da face.

Os descongestionantes são um dos grandes responsáveis pela sinusite crônica, pois eles levam à degeneração da mucosa e ao processo inflamatório. "O remédio indicado para desobstrução nasal é o soro fisiológico", diz o otorrinolaringologista Isaac Kauffman, acrescentando que a utilização exagerada de descongestionantes prejudica os cílios nasais e modifica o PH da mucosa nasal. O especialista explica ainda que os descongestionantes tomados por via oral são melhores exatamente por não agredirem a mucosa nasal.

O clima quente do Nordeste protege um pouco as pessoas da sinusite. Entretanto, as mudanças bruscas de temperatura, que ocorrem durante o período chuvoso, deixam todos mais predispostos a contrair viroses, muitas vezes, de acordo com o médico, trazidas por turistas estrangeiros.

Uma boa notícia para os que sofrem de sinusite crônica, causada por algum problema anatômico da face, é a cirurgia videoendoscópica. É uma operação simples e pouco dolorosa, que recupera completamente o funcionamento do sistema respiratório, elimina a obstrução nasal e a tosse crônica.

Serviço
Renata Maria do Rego Barros Rocha
Otorrinolaringologista - Telefone: 241-7228

Isaac Kauffman
Otorrinolaringologista - Telefone: 221-3473