Sexta-Feira
28 de Maio de 1999

Como remover as manchas dos tecidos

Roupas, tapetes e sofás podem ficar limpos como novos com o uso de soluções que já são clássicas

O garçon tropeçou no pé de uma mesa e derrubou café na camisa branquinha, recém tirada do guarda-roupas de uma cliente que já estava de saída. A situação é fictícia, mas bem que pode acontecer com você. Refrigerante, cerveja, sangue e mofo são outros terrores para suas roupas, tapetes e lençóis limpos. Mas você conta com muitos aliados, além das fórmulas prontas de tira-manchas encontradas nos supermercados. Algumas soluções ainda vêm da vovó, repassadas no boca-a-boca de geração a geração.

O Casa & Cozinha reuniu diversas informações sobre como tirar manchas mais conhecidas, como a de gordura em tecido. Aqui, recomenda-se - leia-se: as dicas populares falam - polvilhar talco, cobrindo a área atingida. Depois, é esperar que o tecido absorva o pó e escovar bem o local. Gordura em tapete pode sair através de óxido de magnésio. Ele também deve ser polvilhado sobre a mancha. Deixe-o descansar por um tempinho e escove ou passe o aspirador em cima.

Na mesma família das manchas de gordura, estão as de cera e manteiga - ou margarina. O procedimento é igual para estas duas: passe benzina ou éter. Em seguida, polvilhe talco e lave com água quente e sabão. Esta dica serve ainda para sujeira de graxa, que também sai quando em contato com um pouco de margarina vegetal e depois enxaguada com água e sabão.

Tinta de caneta. Acontece quando você menos espera. Para retirar este tipo de mancha existem três possibilidades. Uma delas é usar removedor de esmalte de unha e álcool. Outra dica é aplicar aguarás por alguns minutos e depois lavar normalmente. Uma sugestão curiosa para este caso é colocar spray de cabelo, aguardar e, em seguida, enxaguar.

Além do spray de cabelo, o de barbear também serve para tirar manchas. Aliás, os especilistas contam que espuma é um bom removedor. Vinho tinto, por exemplo, pode sair com loção de fazer barba, mousse para cabelo ou vinho branco. A receita geral para retirar manchas de bebidas alcóolicas é vinagre e água morna, na proporção de uma para três partes.

Também na área de bebidas, outra mancha bastante delicada é a de café. Depois que seca, fica quase impossível removê-la. Quando ainda molhada ou úmida, recomenda-se usar água morna, com algumas gotas de detergente. Se a sujeira continuar, não desista. Tente com água quente, misturada a um pouco de amoníaco ou suco de limão.

Suco de limão também para manchas de ferrugem, numa mistura simples com água morna. Se foi o ferro de passar que deixou marcas, use uma solução de vinagre e sal aquecida.

Para as incovenientes manchas de sangue existem, pelo menos, duas saídas. Quando elas acontecem num tapete, umedeça apenas a área manchada com água. Deixe descansar por alguns minutos e, em seguida, lave com uma mistura de água com amônia, nas proporções de duas para uma parte.

Em geral, as manchas ficam mais fáceis de tirar quando novas ou ainda úmidas. Um bom sabão em pó, por exemplo, pode remover sujeiras com molho de tomate, chocolate e frutas, desde que sejam recentes. A regra básica é colocar, no tecido seco, o pó numa quantidade generosa, junto com um pouco de água - o que forma uma espécie de pasta. Deixe agir um pouco, esfregue bem o local e lave novamente com água. (A.B)