Recife, Sábado, 5 de Setembro de 1998

Enfermeiros são treinados para aplicação de vacinas

Os enfermeiros responsáveis pela vacinação em Caruaru e nos demais 31 municípios que integram a 4º Diretoria Regional de Saúde (Dires) começam a ser capacitados para ministrar a vacina contra a Hepatite do tipo B, que na próxima semana estará disponível nos postos de saúde nas maternidades da Região. O treinamento de outros profissionais para aplicar as 140 mil doses da vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde em outras regiões do Estado será feitos nas próximas semanas.

Como a aplicação das vacinas contra a Hepatite do tipo B é feita no músculo vasto-lateral da coxa, nem todos os enfermeiros que trabalham nos postos de saúde têm condições de fazer a aplicação correta. "Como nem todas as pessoas que atendem nos postos sabem fazer a aplicação, tivemos que elaborar cursos de capacitação. Assim, todos ficam sabendo o modo correto de aplicar a injeção", explicou o coordenador de Imunização da Secretaria estadual de Saúde, Carlos Seal.

Ainda segundo Carlos Seal, chegaram à diretoria 11 mil doses da vacina,que já começaram a ser distribuídas entre os municípios da região. Ele explica que todas crianças menores de um ano deverão ser vacinadas. Para a imunização contra a Hepatite B são aplicadas três doses da vacina, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose. A última dose será aplicada seis meses após a aplicação da primeira.

Antes de chegar as postos de saúde e maternidades públicas, as doses de vacina contra a Hepatite do tipo B só eram encontradas em clínicas e hospitais particulares, custando, em média, R$ 30,00.


Fale conosco diario@dpnet.com.br

MAPA BRASIL ECONOMIA ESPORTES HISTÓRIA HUMOR
INFORMÁTICA INTERIOR MUNDO VEÍCULOS VIAGEM VIDA URBANA VIVER